quarta-feira, 29 de agosto de 2007

É HORA DE REAGIR

Estava demorando... Primeiro foi o apagão energético, depois o apagão aéreo e agora os brasileiros já começam a sentir os sintomas de mais um apagão – o da educação. O país tem pela frente uma série de problemas educacionais que vão afetar o futuro de nossas crianças.
O problema do apagão é que ele começa como um pequeno risco no pára-brisa do carro. Não parece, mas é uma minúscula rachadura que, depois, põe o vidro a perder. Na educação estamos com um risco no pára-brisa. A falta de professores para fazer frente à demanda nas salas de aula é só um dos indícios do que virá.
A baixa valorização da carreira do magistério tem feito com que muitos jovens, mesmo gostando de ensinar, troquem sua opção por cursos superiores com melhores perspectivas salariais. No ensino médio há necessidade de pelo menos 400 mil novos professores em todo o País, principalmente nas disciplinas de Matemática, Física, Química e Biologia. Em 2003, a pesquisa Retrato da escola 3 da CNTE sobre o perfil dos educadores apontava que a categoria está envelhecendo e não está se renovando e denunciava que, se nada for feito, em 10 anos a educação entrará em colapso.
O problema não é só de remuneração, mas de diversos aspectos como qualidade do ensino e formação continuada. São pontos desse Apagão Educacional que nos levam a defender uma educação pública e de qualidade. Precisamos reagir. E a hora é essa. Dia 29 vamos promover uma paralisação nacional em favor do Piso Salarial Profissional Nacional.
É importante pressionar os parlamentares a aprovarem o substitutivo da Comissão de Educação que acata diversas reivindicações da CNTE. A nossa união é fundamental para garantir a valorização profissional e uma educação de qualidade.

Extraído de: www.cnte.org.br

Nenhum comentário: