sexta-feira, 28 de março de 2008

TÉCNICOS DA SEDUC CHEGAM A SANTARÉM

Nesta semana, os coordenadores do Sintepp reuniram com a Diretora da Ure/Santarém, Nonata Passos, e com as técnicas da Seduc Socorro Cunha e Leonildes Lobo que ficam em Santarém até amanhã para acompanhar a lotação. As técnicas trouxeram na bagagem algumas novidades para a lotação 2008, dentre as quais: possibilidade de extrapolação de carga-horária até 280 horas, além da impossibilidade de lotação em projetos de profissionais em estágio probatório ou que sejam temporários. Na reunião, foi detectado problema de lotação em relação aos professores de 1ª a 4ª série. Há professores que não conseguiram atingir as 200 h/a.

SANTARÉM EFETIVARÁ MAIS DE 60

Saiu uma nova relação de chamados do concurso C-105. De Santarém, praticamente todos os aprovados foram chamados, com exceção de uma de química e de outros nas disciplinas de filosofia e artes. O chamado não inviabiliza a ação que o Sintepp deve entrar em Santarém para forçar um chamado por parte do Estado, já que dos remanescentes cerca de 80% já está nos quadros do estado como temporário. Os documentos dos interessados em ingressar com a ação estão sendo recebidos na sede do sindicato.

quinta-feira, 27 de março de 2008

SANTARÉM REPRESENTA SINTEPP EM BRASILIA


Aconteceu em janeiro, na capital federal, Brasília, o Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação. A regional oeste do Sintepp foi representada pelos professores Márcio Pinto e Isabel Sales, de Santarém.

sábado, 22 de março de 2008

COMEÇA LOTAÇÃO EM SANTARÉM

Na próxima segunda-feira, 24, deve chegar a Santarém a equipe da Seduc que auxiliará o município no processo de lotação 2008. A equipe tem como principal desafio evitar que neste ano se repitam os erros observados no ano passado, sob pena de resgatar experiências traumáticas de descontos em contracheques. A coordenação do Sintepp reunirá com a equipe da Seduc e a Direção da 5ª Ure para discutir as diretrizes da lotação deste ano. Além disso, um dos coordenadores da entidade participará do treinamento que será dado a diretores sobre lotação. Os filiados que tiverem problemas em relação à lotação devem procurar a entidade para que esta possa discutir a questão junto à Ure.

CONCURSADOS COBRAM DIREITO NA JUSTIÇA

Cerca de 20 professores da rede estadual, aprovados e não-nomeados no Concurso C-105, estiveram, hoje pela manhã, na Escola Felisbelo Jaguar Sussuarana. A reunião foi chamada pelo Sintepp e teve por objetivo principal definir uma linha de ação da entidade frente a não-nomeação, pelo governo do estado, dos profissionais aprovados. Ocorre que hoje no município de Santarém aproximadamente 80% dos aprovados já estão nos quadros do estado, com vínculo temporário, ou seja, não são chamados porque estão ocupando a própria vaga. Os presentes à reunião definiram por ingressar com uma ação judicial com intuito de pressionar o governo do estado a chamar os aprovados. Ficou acertado que até a quarta-feira os servidores procurarão o Sintepp para deixar cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, último contracheque, portaria de nomeação para a ocupação do cargo de temporário e cópia do diploma para o qual prestou o concurso.

SINTEPP, NA BAND

Na última quarta-feira, o coordenador geral do Sintepp/Santarém, Prof. Márcio Pinto, participou, na Tv Santarém/BAND, do Programa Opinião apresentado por Celso Furtado e Jeso Carneiro. Entre os vários assuntos enfocados, estiveram a posição do sindicato em relação à proposta de Piso Salarial Profissional Nacional, apresentada pelo governo federal; a relação entre Sintepp e governo do estado e a pauta da educação para a campanha salarial 2008.

CATEGORIA QUER CALENDÁRIO SEM SÁBADOS

Foi um sucesso a participação do Sintepp na paralisação nacional do último dia 14. Em Santarém, nenhuma escola funcionou e cerca de 300 trabalhadores atenderam ao chamado do Sintepp e compareceram à escola São Francisco para discutir Plano de Cargo, Carreira e Remuneração/PCCR Estadual e Campanha Salarial 2008. Pela manhã, aconteceu uma mesa redonda voltada para o tema PCCR. Após, os trabalhadores foram divididos em grupos para juntos apresentarem diretrizes ao PCCR. À tarde, aconteceu uma assembléia geral extraordinária que apontou para a pauta de reivindicação do Sintepp durante a data-base 2008. Na assembléia, a categoria também deliberou pelo fim do sábado letivo. Neste ano, o calendário discutido entre Ure e diretores aponta para 7 sábados. Em votação unânime, a categoria rechaçou o calendário, restando à coordenação informar a decisão da assembléia à Ure, visando a retirada dos sábados.